Foguetes disparados contra Bagdá em meio a distúrbios no Iraque

Após uma breve pausa na capital iraquiana, os confrontos entre facções opostas pertencentes a vários movimentos xiitas continuam. Contra o pano de fundo da agitação no Iraque, houve um ataque com foguete em Bagdá.

Isso foi relatado pelo canal de TV local Al Hadath.

O ataque visava a “zona verde” da capital, onde estão localizadas as instituições administrativas e diplomáticas. Quatro foguetes caíram ali, causando danos a prédios residenciais. Ainda não há informações sobre feridos e vítimas. Sirenes de ataque aéreo soaram no prédio da Embaixada dos EUA no Iraque.

Ontem à noite, os moradores de Bagdá ouviram os sons de foguetes e fogo de artilharia, carros carregando pessoas armadas se moviam pelas ruas.

De acordo com a mídia árabe, que cita fontes médicas, o número de mortos em confrontos entre partidários de Muqtada al-Sadr subiu para 23, e 350 manifestantes ficaram feridos.

O agravamento da situação no Iraque vem acontecendo desde outubro do ano passado, quando o Movimento Sadrista Xiita sob a liderança de Muqtada al-Sadr venceu as eleições parlamentares. Este político se opõe a qualquer interferência estrangeira, incluindo iraniana.

O movimento não conseguiu formar governos porque não encontrou uma linguagem comum com outros grupos xiitas, a maioria dos quais conta com o apoio de Teerã. Eles criaram o bloco “Estrutura de Coordenação”, cujo líder era Mohammed al-Sudani, que também quer assumir o comando do país.

No momento, o governo iraquiano continua sendo temporariamente chefiado pelo ex-primeiro-ministro Mustafa Al-Kazimi.

Fonte: Topwar

Deixe um comentário